26 de janeiro de 2009

as pessoas que se cruzam na minha vida

Dou por mim cada vez mais a pensar nas pessoas que se cruzaram na minha vida, nos amigos ou pelo menos conhecidos com grande importância, que nos últimos anos tenho conquistado. É giro perceber-me cada vez mais aberta aos outros e mais confiante. Gosto de ver a importância que pessoas vão tendo e ganhando na minha vida, perceber que hoje não só são mais, como vêm de "fontes" mais diversas, como também se revelam relacionamentos mais profundos e com mais conteúdo. Os resultados até agora:
- são AMOR que permanece
- são a minha "irmandade"
- são grandes amigos que sei que são para a vida
- são pessoas com as quais partilhei experiências esporadicas e que agora partilho amizade
- são pessoas com quem troco emails como se já as conhecesse há anos, como se sempre as tivesse conhecido
- são conversas profundas com pessoas fantásticas
- são telefonemas, sms's, comentários no blog e mails inesperados que me deixam a sorrir
- são a minha principal vontade de viver a vida com um sorriso no peito


para exemplificar isto de que vos falo, conto-vos uma história. Tive uma empregada vinda da Sibéria chamada Irina. Tinha sido empregada do meu pai por algum tempo e depois passou a ser minha. Ela estava em Portugal há já 5 anos e tinha passado por um mau bocado... à chegada, tinha entrado numa depressão que a levou a estar acamada durante 1 ano. Aquando dos tempos dela em minha casa, essa depressão já estava ultrapassada, ou pelo menos quase. Sempre gostei imenso dela e senti que ela tinha uma "adoração" por mim. Ficavamos que tempos à conversa e riamo-nos muito, sempre. Depois, houve um dia que ela me veio contar que queria mudar de vida, ia fazer um curso de esteticista e que portanto teria de deixar de trabalhar em minha casa. Lá foi, por um lado com muita pena minha porque deixava de ter não só os seus serviços como as nossas conversas por perto, mas por outro feliz por saber que ela iria fazer algo para melhorar a sua vida.
Passados uns tempos de se ter despedido de mim, telefonou-me apenas para pôr a conversa em dia. Assim foi várias vezes durante os meses que durou essa sua experiência. Ao final de alguns meses, liga-me a dizer que tinha desistido dessa sua experiência e que ia voltar para casa de uma senhora onde tinha trabalhado. Voltou a trabalhar cá em casa na semana seguinte (por coincidência tinha acabado de voltar a ficar sem empregada...). Aqui esteve durante mais um ano e depois, entre o Natal e a passagem de ano de 2007 deixou de aparecer e o telefone dela estava permanentemente desligado... Andei um ano a achar que lhe tinha acontecido alguma coisa grave e preocupadissima!
Neste ano que passou, no meu aniversário, 30 de Dezembro, logo pela manhã toca o meu telemóvel de um número do estrangeiro que eu não sabia quem seria... A IRINA!!!! Não, não sabia que era o meu aniversário e eu nem sequer lhe disse. Ligou-me a pedir desculpas por ter desaparecido, explicando que tinha tido problemas com os sogros, que a fizeram voltar à Russia, ainda não sabendo por quanto mais tempo. Estava cheia de saudades do nosso país e também de mim, pusemos a conversa em dia sempre, com uma conversa muito bem disposta e animada até ela me fazer a pergunta que invariavelmente me fazia cada vez que falava comigo ou me via: "menina mónica e como está o seu pai?"... Embargada eu e depois ela lá lhe contei... Terminámos com ela a dizer que voltaria a ligar mais vezes e comigo com o coração cheio daquele que foi o meu primeiro presente de aniversário (se ela soubesse...)!

1 comentário:

tuBo em cima disse...

xxxxiiiii... a volta q essa história deu! o tempo passa! eu tinha ficado no regresso dela a tua casa dp de ter tentado nova vida...