24 de março de 2008

from krakow - diario de bordo

pois que estou no apartamento que alugamos (nao ha acentos neste teclado) em cracovia, e resolvi fazer uma visitinha ao meu espaco (tb nao ha cedilhas) internautico para partilhar convosco o que tenho vivido, enquanto os meus companheiros de viagem dormem uma sestinha pre-jantar! Que luxo isto de apartamentos com net de borla ehehehe.
No dia em que chegamos tivemos a nossa entrada em grande na polonia! de Berlim para Poznen o caminho nao da para acreditar... sao tantos tantos tantos camioes que julguei estar no meio de uma greve de camionistas, mas nao... e sempre assim, milhares de camioes em filas interminaveis que fazem com que 300 kms parecam 600... nunca imaginei nenhum cenario assim como possivel... Poznen e a 5a cidade mais importante da Polonia, grande centro empresarial do pais e dai talvez o enxame de centopeias camios pelas estradas que vao de e para la! Tem uma praca central lindissima (como todas as pracas centrais das cidades por onde ja estivemos) e vale a pena espreitar para quem viaje entre Berlim e Varsovia (que era o nosso caso). Tambem neste segundo trajecto os camioes, as obras e a quase inexistencia de autoestradas pelo pais nos levaram a andar mais outros 300 kms que nos pareciam 600. Com os fundos comunitarios tenho um palpite que daqui a uns anos demorara menos de metade (ja vi este filme em algum lado algures na historia :-)).
Varsovia, uma agradavel surpresa! alem da parte velha lindissima e indescritivel tem todoa uma parte nova para mim inesperada, cheia de arranhaceus modernos com os quais eu nao contaria garantidamente. O arranha-ceus dos outros tempos antes da queda de muros e de regimes politicos por estas bandas 'e fantastico! Centro da cultura de varsovia e espero que nao deem cabo dele (e que por aqui, tal como ja tinha visto em Berlim esse passado regido pelo comunismo nao e uma coisa de que eles se orgulhem muito e querem-no destruir a ele e a todos os marcos historicos que deixou edificado a qualquer custo!
Tambem em Varsovia o primeiro contacto com as realidades da 2a guerra e do que sofreram os judeus por aqui. Visita ao guetto judeu de varsovia, onde em tempos viveu a segunda comunidade judaica maior do mundo. Ja resta muito pouco dessa altura mas... Interessante passar o sabado de aleluia por Varsovia. Filas e filas de gente com cestinhos na mao com os 7 ingredientes para abencoar, este e um ritual pascoal que por ca se faz e que da para perceber o quanto a religiao e importante para este povo! Todas as pessoas em filas ao frio (sim que e muitooooooooooooo) na rua a espera para entrar na igreja e abencoar os cestos. Velhos, criancas, homemns e mulheres de todos os generos que se possam imaginar.
Depois da lindissima Varsovia rumamos a caminho de cracovia, noutros seculos a capital do pais e tambem ela uma cidade com um centro historico muito bonito! Praca central com o mercado dos tecidos muito gira e uma igreja suberba tambem da praca... esta praca ontem no almoco de pascoa encheu-se de gente e de banquinhas com comidas tipicas de ca e por la almocamos. belo almoco de pascoa este :-).
Quanto a comidas tipicas por aqui ha joelho de porco e muita carne de porco nas mais variadas formas, periogis (que sao uma especie de raviolis com diversos recheios), uns queijos de cabra meio fumados que nos pareciam empadas e muitas outras coisas!
hoje, zacopane, a estancia de inverno a pouco mais de 100 kms deaqui, e como o programa pedia assim o tempo cumpriu! um nevao tremendo durante toda a manha que nos fez, por um lado demorar mais no percurso e por outro fazer-me sentir dentro de um postal de natal durante toda a viagem, neve muitaaaaaa, pinheiros e montanhas totalmente brancos e ate trenos com cavalos!

bom, vou sair para jantar que esta na hora... amanha sera garantidamente marcante... auschvwitz.......
ML

1 comentário:

tuBo em cima disse...

espero q a tua máquina fotográfica não esteja "frozen"... hehehe... saudades ;)
ct